

Sobre mim
Meu nome é Leyde Klebia Rodrigues da Silva, sou paraibana, sertaneja de Patos. Egressa da graduação em biblioteconomia, do mestrado em ciência da informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora também em ciência da informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). E, atualmente estou como docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA).
Desde a graduação me envolvi com a iniciação cientifica em projetos no campo das relações étnico-raciais, orientada pela ilustre Prof. Mirian Aquino, o primeiro deles buscava identificar na
produção de conhecimento da Universidade Federal da Paraíba temas voltados sobre a população negra.
Assim, estudei e pesquisei na graduação, mestrado e doutorado questões como: a Produção do Conhecimento, Disseminação, Uso e Apropriação da Informação, Tecnologia da informação, bem como a Preservação e Memória das fontes de informação em movimentos negros e na organização de mulheres negras da Paraíba (BAMIDELÊ), e agora no doutorado, as trajetória de vida de mulheres negras na biblioteconomia e ciência da informação.
Como docente busco incluir tanto nas disciplinas quanto nos projetos de pesquisa e extensão fundamentos que eu aprendi na minha formação com pesquisadoras e pesquisadores negros problemáticas que afetam a sociedade e são fatores geradores de discriminação e exclusão social, como racismo, machismo, sexismo e homofobia. Participo, representando o Nordeste, do GT de Relações étnico-raciais e decolonialidades ligado a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Integro o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIERE), o Grupo de Estudos Integrando Competências, Construindo Saberes, Formando Cientistas (GEINCOS) e o Grupo de Pesquisa “Ecce Liber: Linguagem, Filosofia e Saberes” e o Grupo de estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação – GEPEMCI.