Galhos (rede) Maria Aparecida Moura

Rômulo Ferreira Pereira
Mestrando em Ciência da Informação pela UFMG (2020-2022). Apaixonado pela Informação e a transformação por meio de diálogos e do grande espaço derivado da liberdade de pensar. Atualmente, sou Técnico em Informática na Prefeitura Municipal de Pará de Minas-MG. Bacharel em Filosofia pela PUC-RS (2017). Especialista em Governança de Tecnologia da Informação SENAC-SP (2013). Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) (2010). Técnico em Informática pelo IFRR (2009).
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Redes sociais on-line como dispositivo de diálogo, afirmação e liberdade LGBTQIA+.
Ano: 2020 (início).
Tipo: Dissertação (Mestrando em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.


Rosana Matos da Silva Trivelato
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação a Universidade Federal de Minas Gerais (2017-). Atuou como Professora Substituta no curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da UFMG (2019). Atuou como Consultora de recursos educacionais e Biblioteca (2018-2019). Possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atuou como Bibliotecária-Documentalista na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001-2014) e no Centro Universitário de Belo Horizonte (1999-2001). Tem como principais temas de interesse: organização da informação, classificação bibliográfica, for -
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: A diversidade tem muitos nomes: reminiscências de uma emergência conceitual.
Ano: 2017 (início).
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.
Título: Da arqueologia do saber à organização do conhecimento.
Ano: 2019.
Tipo: Capítulos de livros (Mediações da informação, democracia e saberes plurais).
Título: A diversidade cultural e os sistemas de representação da informação.
Ano: 2017.
Tipo: Capítulos de livros (Memória, tecnologia e cultura na organização do conhecimento).
Título: Alterity, tolerance and heterotopia: repercussions on the Religion Science representation in bibliographic classification systems.
Ano: 2016.
Tipo: Capítulos de livros (Knowledge organization).
mação discursiva e linguagens de representação da Informação.

Mardochée Ogécime
Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Possui graduação em Ingenería Informática - Universidad Tecnologica de Santiago (2012). Especialização em Administração de Projetos – CBTech, Venezuela (2014). Mestrado em Ciência da Informação – Universidade Federal da Bahia (2016). Mestrando em Gestão de Recursos Humanos – Escuela de los Graduados de la Universidad Tecnológica de Santiago (2013-). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planificação, Direção e Execução de projetos e Recursos Humanos; Auditoria de Qualidade em Indústria Têxtil; Docência em Informática, Políticas e Infraestrutura da Informação; Interpretação e Tradução de Idiomas Estrangeiros; Consultoria em Informática e Políticas das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Políticas da Informação no Haiti: Panorama atual e perspectivas para a sociedade da informação e do conhecimento.
Ano: 2017 (início).
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.
Título: Da (re)configuração do capitalismo informacional no Haiti à economia de violência.
Ano: 2020.
Tipo: Artigo de Periódico (Liinc em Revista).
Título: Sociedade da informação e do conhecimento: uma reflexão político-econômica sobre as possibilidades e condições de desenvolvimento nos países periféricos.
Ano: 2020.
Tipo: Trabalhos completos publicados em anais de eventos (4ta Jornada Científica Internacional da Rede MUSSI).
Título: As aporias da economia política da informação e do conhecimento no interior do capitalismo informacional.
Ano: 2019.
Tipo: Trabalhos completos publicados em anais de eventos (ENANCIB).
Título: Políticas de informação para a sociedade da informação e do conhecimento: elementos constitutivos, dimensões e análise na perspectiva da ciência da informação.
Ano: 2018.
Tipo: Trabalhos completos publicados em anais de eventos (ENANCIB).

Priscilla Pereira Gonçalves
Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela mesma Universidade desde 2004. Atualmente é técnica de nível superior - bibliotecária da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores, incentivo à leitura e leitura literária. Graduada em Letras inglês/português no Centro Universitário de Maringá. Participou do Grupo de Pesquisa em Estudos literários e Pós-colonialismo.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: As relações de poder no discurso dos dispositivos legais e o desenvolvimento das coleções em bibliotecas públicas.
Ano: 2019.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG

Ranito Zambo Waete
Mestre em Ciência da Informação (2011-2013), pelo Programa de Pós-Graduação, da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI-UFMG). Atua na linha de pesquisa Organização e Uso da Informação, com a temática: Uso de Periódicos Eletrônicos nas Instituições do Ensino Superior e de Pesquisa em Moçambique. Graduado em Biblioteconomia e Documentação (1997-2000), pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bibliotecário e Professor do Curso de Ciência da Informação, da Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), Moçambique.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Uso de Periódicos Eletrônicos nas Instituições do Ensino Superior e de Pesquisa em Moçambique.
Ano: 2013.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.
Título: Uso de periódicos eletrônicos nas instituições do ensino superior e de pesquisa em Moçambique.
Ano: 2013.
Tipo: Artigo de Periódico (Revista InCID).
Título: Acesso livre à informação científica em países em desenvolvimento: o caso dos repositórios -SABER- (Moçambique) e digital da UFMG (Brasil).
Ano: 2012.
Tipo: Artigo de Periódico (Encontros Bibli).
Título: Pró-África / CNPq (Brasil - Moçambique) - Estudo de viabilidade para a criação do Curso de graduação em Ciência da Informação em Moçambique.
Ano: 2005-2008.
Tipo: Projeto de Pesquisa.

Luiz Fernando Campos de Andrade Júnior
Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, especialista em Información Internacional y Países del Sur pela Universidad Complutense de Madrid e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas. Atuou em meios impressos e radiofônicos no Brasil, Espanha, Holanda e Nicarágua, sobretudo na cobertura local e internacional, com ênfase em direitos humanos. Foi consultor de comunicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em Brasília, e exerceu atividade docente em cursos de comunicação. Tem como foco de trabalho, ensino e pesquisa a comunicação para a cultura e o desenvolvimento humano.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Ocupa Belo Horizonte: cultura, cidadania e fluxos informacionais no Duelo de MCs.
Ano: 2013.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.

Priscila Oliveira da Mata
Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola da Ciência da Informação da UFMG (2020). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2016). Especialista em Arquitetura e Organização da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2010). Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2008). Atualmente é bibliotecária da Faculdade de Letras da UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em tecnologias da informação. Áreas de interesse: Semiótica aplicada aos estudos informacionais, Organização e Uso da Informação, Representação da informação em espaços colaborativos digitais, Análise de Redes Sociais (ARS) aplicada aos estudos informacionais, Cultura informacional, Estudos de Plataformas, Digital Methods.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Algoritmos: impactos sociais, políticos e culturais.
Ano: 2020 (início).
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.
Título: Prática spammer e semiose: implicações nos processos de organização e circulação da informação em ambientes colaborativos.
Ano: 2017.
Tipo: Artigo de periódico – Encontros Bibli (UFSC).
Título: Os spams e a polifonia informacional: práticas de indexação social e o comportamento linguageiro dos spammers em sites de compartilhamento de vídeos.
Ano: 2016 (defesa).
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – UFMG.
Título: Os spams e a polifonia informacional: práticas de indexação social e o comportamento linguageiro dos spammers em sites de compartilhamento de vídeos.
Ano: 2013.
Tipo: Trabalho completo publicado em anais de evento (XI ENANCIB).

Samuel Ayobami Akinruli
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFMG/2018) pela linha de pesquisa Memória Social, Patrimônio e Produção do Conhecimento (PPGCI/UFMG), tendo realizado estágio doutoral no GRIPIC/CELSA Sorbonne Université (Paris 4 - França) através do Programa CAPES PRINT - Programa Institucional de Internacionalização. Possui mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2014); especialização em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais / Geoprocessamento (UFMG/2017); bacharelado em Ciências Econômicas pela Lagos State University (Nigéria/2006), diploma reconhecido/revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2015). É cofundador do Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (INSOD) com sede em Belo Horizonte/MG/Brasil, instituição no qual é presidente e gestor de inovação. Desenvolve pesquisas relaciona-
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Etnografando museus: memória, patrimônio cultural e representação social do médium Chico Xavier.
Ano: 2020 (início).
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação em andamento) – UFMG.
Título: Etnografia de Museus, Memória e Patrimônio Cultural: a ressignificação da representação social do médium Chico Xavier.
Ano: 2020.
Tipo: Doutorado sanduíche – École en Sciences de l'Information et de la Communication (CELSA), Universidade de Paris-Sorbonne IV, UP IV, França.
Título: Etnografando museus: apropriações e mediações do conhecimento sobre o patrimônio cultural em espaços de memória.
Ano: 2020.
Tipo: Trabalho completo publicado em anais de evento (4ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi:).
das aos diagnósticos do patrimônio cultural por meio de curadorias, inventários, tombamentos, registros, planos e ações de salvaguarda, cartografia histórica e geoprocessamento. Desenvolve trabalhos e pesquisas relacionados a Museologia Social, Memória, Patrimônio Cultural, Acervos e Coleções, Meio Ambiente, Economia da Cultura, Economia do desenvolvimento, registros audiovisuais (fotografia e filme), especialmente por meio de ações baseadas na etnografia. Outras atividades no campo da cultura visual podem ser vislumbradas com sua assinatura por meio da produtora Anil Imagens, na qual atua em registros audiovisuais (fotografia e filme) de eventos culturais como festivais, exposições, manifestações culturais, dentre outros. Desenvolve, ainda, investigações relacionadas à sua matriz étnica africana, a cultura Yorùbá, com diversas pesquisas de caráter sócio-histórico e antropológico e ações relacionadas aos campos da cultura, linguística, música, teatro, artes e educação. É músico multi-instrumentista, além de atuar como arranjador e compositor. Tem experiência na área de Economia e gestão, com ênfase em propriedade intelectual, inovação tecnológica e social, processos de patentes, sustentabilidade e inovação, empreendedorismo e inclusão social. É filiado ao Conselho Regional de Economia (CORECON-MG) e International Council of Museums (ICOM); é associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC). Integra a Laboratoire de Recherche en Sciences de L’information et de la Communication (GRIPIC) da Universidade Paris 4 - Paris-Sorbonne, e dois grupos de pesquisa da UFMG certificados pelo CNPq sendo estes o NEMUSAD - Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais sediado na Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG), e o Laboratório de Arqueologia da Fafich/UFMG, além de integrar também o GT Acervos Arqueológicos da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB) e a REMAAE - Rede de Museus e Acervos Arqueológicos e Etnográficos.

Roger de Miranda Guedes
Doutor em Ciência da Informação (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciência da Informação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Biblioteconomia (2004-2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é gestor em ciência e tecnologia contratado pela instituição de pesquisa Fundação João Pinheiro (MG). Possui como principais interesses de pesquisa os estudos orientados à organização e uso da informação e à organização do conhecimento, com ênfase nos temas representação e recuperação da informação, indexação e sistemas de organização do conhecimento. Também possui interesse nas temáticas: bibliotecas e repositórios digitais, World Wide Web, cibercultura, estudos linguísticos, significação e filosofia da linguagem.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: A luta das mulheres tem muitos nomes: os sistemas de organização do conhecimento frente a uma emergência conceitual.
Ano: 2019.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Doutorado (Rosana Matos da Silva Trivelato, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: O princípio da garantia semântica e os estudos da linguagem.
Ano: 2016.
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – UFMG.
Título: The Principle of Semantic Warrant and the Study of Language: Conceptual Reflections.
Ano: 2016.
Tipo: Artigo de Periódico (Knowledge Organization).
Título: O princípio da garantia semântica e os estudos da linguagem.
Ano: 2016.
Tipo: Artigo de Periódico (Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação).
Título: O princípio da garantia semântica e os estudos da linguagem.
Ano: 2016.
Tipo: Trabalho completo publicado em anais de evento (XVII ENANCIB).
Título: O princípio da garantia semântica e os estudos da linguagem: reflexões conceituais.
Ano: 2015.
Tipo: Capítulo de Livro (Organização do conhecimento e diversidade cultural).
Título: A abordagem dialógica na indexação social.
Ano: 2012.
Tipo: Artigo de Periódico (Datagramazero).
Título: Indexação Social e Pensamento Dialógico: reflexões teóricas; Indización Social y Pensamiento Dialógico: reflexiones teóricas.
Ano: 2012.
Tipo: Artigo de Periódico (Informação & Informação, UEL, Online).
Título: A abordagem dialógica na indexação social.
Ano: 2010.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – UFMG.
Título: A abordagem dialógica na indexação social.
Ano: 2010.
Tipo: Trabalho completo publicado em anais de evento (XI ENANCIB).

Juliana de Assis Horta
Coordenadora do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Programa de Extensão CBGCom. Colíder do #FOLKCoLAB - Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas Híbridos de Organização do Conhecimento. Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação (GPOCRI) da UNIRIO. Atuou como membro da International Network for Social Network Analysis (INSNA) e da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: A luta das mulheres tem muitos nomes: os sistemas de organização do conhecimento frente a uma emergência conceitual.
Ano: 2019.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Doutorado (Rosana Matos da Silva Trivelato, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Nanopublicação e indexação: interlocuções semânticas, pragmáticas e discursivas em aplicações metodológicas.
Ano: 2016.
Tipo: Participação em bancas de Teses de Doutorado (Lorena Tavares de Paula, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Modelos de Mapeamento Propostos na Norma ISO 25964: Desafios para a Consolidação de Redes Metaconceituais.
Ano: 2016.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (XVII ENANCIB).
Título: Uma triangulação de métodos e teorias aplicada ao estudo da qualidade da informação na web.
Ano: 2016.
Tipo: Capítulo de livro (Informação e Gestão: ensino, pesquisa e extensão).
Título: A interoperabilidade a partir de consensos e semânticas emergentes: um modelo para elaboração e atualização de sistemas de organização do conhecimento.
Ano: 2015.
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Consenso e garantia em contexto digital: entre as interoperabilidades efetivas e possíveis.
Ano: 2015.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (XVI ENANCIB).
Título: Análise de consenso aplicada à elaboração de metalinguagens: estudo do campo semântico da biotecnologia.
Ano: 2015.
Tipo: Artigo de Periódico (Datagramazero).
Título: Consensus Analysis on the development of meta-languages: a study of the semantic domain of Biotechnology.
Ano: 2014.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (13th International ISKO Conference).
Título: Programa Afirmação na Pós-Graduação.
Ano: 2014.
Tipo: Projeto de Extensão (UFMG).
Título: A norma ISO 25964 e a semântica latente das folksonomias: a interoperabilidade semântica em questão.
Ano: 2013.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (II Congresso ISKO Brasil).
Título: Folksonomia: a linguagem das tags.
Ano: 2013.
Tipo: Artigo de Periódico (Encontros Bibli).
Título: A Qualidade da Informação na Web: uma abordagem semiótica; La Calidad de la Información en la Web: un enfoque semiótico.
Ano: 2012.
Tipo: Artigo de Periódico (Informação & Informação).
Título: Indicadores de Qualidade da Informação em Sistemas Baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica.
Ano: 2011.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (XII ENANCIB).
Título: Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica.
Ano: 2011.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Social networks, indexing languages and organization of knowledge: a semiotic approach.
Ano: 2010.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (11th International ISKO Conference).
Título: A abordagem semiótica no processo de formação de bibliotecários.
Ano: 2008.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (VIII CINFORM).
Título: Informação, Redes sociais e Folksonomias: metodologias de organização e recuperação das informações audiovisuais em ambientes digitais.
Ano: 2008.
Tipo: Resumos publicados em anais de evento (XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG).
Título: Semiótica, informação audiovisual e percurso interpretativo: bases teóricas para organização da informação em contextos digitais.
Ano: 2008.
Tipo: Projeto de Pesquisa (Iniciação científica – UFMG).
Título: Programa Especial da Graduação (PEG) - Estruturação e apoio às atividades curriculares do ensino acadêmico da área de organização da informação em contextos digitais.
Ano: 2008.
Tipo: Outros Projetos (Reestruturação curricular – UFMG).
Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Biblioteconomia/Gestão da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. Possui interesses em: Organização da Informação e do conhecimento; Análise de Redes Sociais (SNA); Representação e recuperação da informação em contextos dinâmicos; semiótica e Filosofia da linguagem; Web inferencial e Tecnologias educativas.

Lorena Tavares de Paula
Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Desenvolve projetos de pesquisa sobre Fontes e Recursos de Informação no contexto da pós verdade. Tem atuação profissional com desenvolvimento de Repositórios e Bibliotecas Digitais, modelagem de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA - Moodle) e elaboração de conteúdos (objetos digitais) para EaD. Atuação docente em disciplinas relacionadas à Fontes e Recursos de Informação; Comunicação e Divulgação Científica; Formação e Desenvolvimento de Acervos; Inclusão Digital; Bibliotecas, Arquivos e Museus Digitais.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Monitoria de Graduação do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação/UFMG (2020-2021).
Ano: 2020.
Tipo: Projeto de Ensino (em andamento).
Título: Cognitive authority, accountability and the anatomy of a lie: experiments for detecting fake news in digital traces.
Ano: 2020.
Tipo: Capítulo de livro (Navigating Fake News, Alternative Facts, and Misinformation in a Post-truth World).
Título: Perspectiva comparada das políticas e estratégias de segurança cibernética como modelo integrado para a América do Sul.
Ano: 2020.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Mestrado (Arthur Christian Huamaní Cuba, Mestrando em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Por uma visibilidade transmasculina: dinâmicas de produção e apropriação da informação no youtube, um estudo a partir do canal de Lucca Najar.
Ano: 2020.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Mestrado (Anna Luiza Werkema Ferreira Freitas, Mestranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Divulgação científica e cidadania nas páginas da Revista Minas faz Ciência infantil.
Ano: 2019.
Tipo: Participação em bancas de Mestrado (Manuel de Oliveira Silva, Mestrando em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Políticas de acesso aberto à informação científica: uma análise constrativa entre Estados Unidos, Portugal e Brasil.
Ano: 2018.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Doutorado (Izabel Antônia de Araújo, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Dimensões informacionais da divulgação científica para a população da ciência: a atuação da Fundações da amparo a pesquisa.
Ano: 2018.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Mestrado (Manuel de Oliveira Silva, Mestrando em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Nanopublication and Indexation: semantic and pragmatic interchanges in methodological applications.
Ano: 2016.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (14th International ISKO Conference).
Título: Nanopublicação e Indexação.
Ano: 2016.
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Nanopublicação e Indexação.
Ano: 2016.
Tipo: Projeto de Pesquisa.
Título: Nanopublicações e indexação: processos e relações.
Ano: 2015.
Tipo: Artigo de Periódico (Informação & Informação).
Título: Nanopublicação e Indexação: experimentos metodológicos.
Ano: 2015.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (ISKO-Brasil).
Título: Nanopublicação e Indexação: aspectos metodológicos.
Ano: 2014.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (XV ENANCIB).
Título: Propriedade intelectual, acesso aberto e Creative Commons: democratização do acesso à informação e os conflitos de interesse na indústria criativa.
Ano: 2012.
Tipo: Capítulo de livro (Educação científica e cidadania).
Título: A cultura informacional e os ambientes virtuais de aprendizagem: interações informacionais para a educação a distância.
Ano: 2011.
Tipo: Artigo de Periódico (Educação & Tecnologia).
Título: Informação nos ambientes virtuais de aprendizado.
Ano: 2009.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Ensino superior à distância ou pedagogia just-in-time?
Ano: 2008.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (Congresso Internacional de Ensino Superior à Distância).
Título: Projeto de iniciação à docência - PID Monitoria on-line: uma possibilidade para a geração de competência informacional.
Ano: 2008.
Tipo: Trabalhos publicados em anais de evento (ENEBD).

Gustavo Silva Saldanha
Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bolsista de produtividade 2 do CNPq (2016-2018; 2019-2021), bolsista Jovem Cientista do Estado da FAPERJ (2019-2021). Atua como docente nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT e em Biblioteconomia da UNIRIO. É líder, desde 2011, do grupo de pesquisa ?Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes? (IBICT-UNIRIO). É editor executivo do periódico LIINC EM REVISTA. É membro, desde 2019, do Círculo Iberoamericano de Ciencia de la Información Documental (CIIBERCID); desde 2017, da equipe de pesquisadores Médiations en information ? communication spécialisée do Laboratoire d'Études et de Recherches Appliquéesen Sciences Sociales (Lerass) da Université Toulouse III Paul Sabatier, França;desde 2008, da RedeFranco-Brasileira de Pes-
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Biblioteca pública, identidade e enraizamento: elaborações intersubjetivas ancoradas em torno da Luiz de Bessa.
Ano: 2014.
Tipo: Participação em bancas de Teses de doutorado (Fabricio Jose Nascimento da Silveira, Doutorando em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Viagem aos becos e travessas da tradição pragmática da Ciência da Informação: uma leitura em diálogo com Wittgenstein.
Ano: 2008.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Micro-tesauro de ciências criminais.
Ano: 2006.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia – UFMG).
Título: Micro-tesauro de ciências criminais.
Ano: 2005.
Tipo: Produção técnica (Graduação em Biblioteconomia – UFMG).
quisadores em Mediação e Usos Sociais dos Saberes e da Informação (Rede Mussi) e, desde 2014, do International Center for Information Ethics (ICIE). É co-fundador do Fórum Internacional A Arte da Bibliografia (2014) e do Fórum de Estudos Críticos da Informação (iKritika) (2013). Foi vice-coordenador na gestão 2015-2016 do Grupo de Trabalho 1 (Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Atuou como bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional (2006-2010) (FBN) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010-2012) (IBGE). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento-RJ (2010), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (2008), doutorado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT-UFRJ (2012). Realizou, sob o fomento da Capes, no período 2017-2018, o estágio pós-doutoral na Université Toulouse III, Toulouse, França.

Paula Ziviani
Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Foi bolsista CAPES/PDSE, categoria doutorado-sanduíche, com estudos na Faculdade de Economia e no Centros de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, integrada ao quadro de atividades do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura, em 2015. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, em 2008. Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA em parceria com a Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, em 2005. Bacharel em Filosofia pela UFMG, em 2002. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INCT/INPuT);e do Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/UFMG). Foi pesquisadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na DISOCdo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Seu interesse de pesquisa
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: A consolidação dos indicadores culturais no Brasil: uma abordagem informacional.
Ano: 2008.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Núcleo de Estudos das Mediações e Usos dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais.
Ano: 2008.
Tipo: Projeto de Pesquisa (UFMG).
Título: A consolidação dos indicadores culturais no Brasil: uma abordagem informacional.
Ano: 2008.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (IX ENANCIB).
Título: Citoyenneté Culturelle ou la marchandisation de la culture: limites et contradictions de la politique publique bresilienne dans le domaine de la culture.
Ano: 2006.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (8 eme Colloque Brésil-France).
Título: Política pública nacional para a área da cultura e suas implicações para a consolidação da cidadania cultural.
Ano: 2006.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (II Enecult).
Título: As políticas públicas para a área da cultura e as suas principais implicações numa cidadania cultural.
Ano: 2005.
Tipo: Monografia (Especialização em Gestão Cultural – Centro Universitário UNA).
está relacionado aos seguintes temas: comunicação, política e cultura; megaeventos; cidade e práticas urbanas; políticas socioculturais.

Aparecida Maciel da Silva Shikida
Possui graduação em História (1995), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Pesquisadora da Fundação João Pinheiro, desenvolvendo estudos e pesquisas voltadas para Políticas Públicas e Memória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas; ensino aprendizagem, educação, informação, conhecimento, história-memória, oralidade, história oral e conhecimento, organização e disseminação.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Nanopublicação e indexação: experimentos metodológicos em perspectiva semântica e pragmática.
Ano: 2015.
Tipo: Participação em bancas de Qualificações de Doutorado (Lorena Tavares, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Memória e redes sociais: informação e conhecimento em relatos orais.
Ano: 2007.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (VIII ENANCIB).
Título: O papel das fontes orais na construção social do conhecimento.
Ano: 2007.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (VII Encontro Regional de História Ora).
Título: Informação, História e Memória: A Constituição Social da Informação em Relatos Orais.
Ano: 2005.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – UFMG).

Valdinéia Barreto Ferreira
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/PPGCI, 2016). Mestra em Ciência da Informação (UFBA/ PPGCI, 2009). Especialista em Gestão Universitária e Qualidade em Serviços (UFBA/2001). Especialista em Administração Pública com aprofundamento em Gestão pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/1998). Bacharela em Biblioteconomia e Documentação (UFBA/1993). Bibliotecária do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da UFBA / Biblioteca Universitária de Saúde / Núcleo de Atendimento e CapacitaçãoMembro do Núcleo Científico do SIBI (2010-2013). Membro da Rede de Inovação Tecnológica do Nordeste - Rede NIT-NE, na Malha de Inovação do SIBI/UFBA.(2010-2013). Coordenadora do Sistema de Bibliotecas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (BIBLIOJUD - 2002-2010). Ministra aulas e palestras sobre: fontes de acesso a informação para pesquisa científica; elaboração de estratégias
de busca; recuperação da informação científica em bases de dados nacionais e estrangeiras; revisão de literatura ( narrativa, sistemática, integrativa, de escopo); normalização do trabalho técnico-científico; e-Science em ambientes colaborativos; práticas colaborativas e gestão de dados de pesquisa; e Personal Home Library (PHL). Atua nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Administração Pública, com expertise nos processos de automação de bibliotecas; capacitação de usuários; serviços de referência; identificação de ambientes colaborativos; infraestrutura e-Science, gestão de dados de pesquisa, estudos métricos; comunicação e produção científica, periódico científico e práticas leitoras com crianças quilombolas. Foi premiada com Menção Honrosa, no Prêmio CAPES de Tese - Edição 2017, na área de Comunicação e Informação, pela tese de doutorado intitulada: e-Science e políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação no Brasil: colaboração, infraestrutura e repercussão nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da área de nanotecnologia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análises Métricas Aplicadas à Ciência e Tecnologia (GEPMIC).
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Políticas de acesso aberto à informação científica: uma análise contrastiva entre Estados Unidos, Portugal e Brasil.
Ano: 2020.
Tipo: Participação em bancas de Teses de Doutorado (Izabel Antônina de Araújo, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: e-Science e políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação no Brasil: colaboração, infraestrutura e repercussão nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da área de Nanotecnologia.
Ano: 2016.
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação – UFBA). OBS: A pesquisadora exerceu a função de Coorientadora.
Título: O modelo e-science nos institutos nacionais de ciência e tecnologia de nanotecnologia: evidências de práticas colaborativa.
Ano: 2016.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (XVII ENANCIB).
Título: Rede de colaboração nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia: a e-Science como protagonista do fazer científico.
Ano: 2015.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (XII CINFORM).

Geórgia Geogletti Cordeiro Dantas
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, pesquisa, comunicação científica, e cultura informacional.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: A cultura informacional de fãs: análise da rede de processo de interpretações, reinterpretações e retrabalhos de obras por leitores/autores.
Ano: 2015.
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: O universo cultural e criativo de fãs e suas implicações na produção de conteúdos: uma abordagem informacional.
Ano: 2013.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (XIV ENANCIB).
Título: Obras de ficção como fontes de informação: a cultura informacional dos fãs autores de fanfiction.
Ano: 2011.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (7° Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM).
Título: Objetos de aprendizaje para la enseñanza de las normas de referencia bibliográfica.
Ano: 2007.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (Congreso Iberoamericano de Bibliotecología).
Título: Elaboração de um Objeto de Aprendizagem com Enfoque Construtivista para o Ensino de Referências em Comunicação.
Ano: 2006.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação).

Joana Ziller de Araujo Josephson
É responsável pela Diretoria de Governança Informacional da UFMG, onde responde pela Ouvidoria Geral da UFMG e pelo Serviço de Informação ao Cidadão. Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, coordena o Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) e, como parte dele, o Grupo de Estudos sobre Lesbianidades (GEL). Também integra a comissão coordenadora da Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: perspectivas Queer/LGBTI. Entre seus interesses de pesquisa, é possível destacar interseções dos debates de mídias digitais e gênero e, mais amplamente, as resistências de pessoas comuns na Internet, especialmente no YouTube.
Trabalhos realizados em parceria com a pesquisadora
Título: Vampiras que amam mulheres: sentidos e performances de lesbianidade no fandom de Carmilla.
Ano: 2018.
Tipo: Participação em bancas de Mestrado (Paula Marques Pinheiro, Mestranda em Comunicação Social, UFMG).
Título: A interoperabilidade a partir de conceitos e semânticas emergentes.
Ano: 2015.
Tipo: Participação em bancas de Teses de doutorado (Juliana Horta de Assis Pinto, Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Os arquivos panópticos: hipervisibilidade e autodeterminação informativa na web.
Ano: 2014.
Tipo: Capítulo de livro (A construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões).
Título: Os conceitos peirceanos de representação e hábito: geração de informação documentária pelo pesquisador-autor.
Ano: 2012.
Tipo: Participação em bancas de Mestrado (Mateus Uérlei Pereira da Costa, Mestrando em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em folksonomia: uma abordagem semiótica.
Ano: 2012.
Tipo: Participação em bancas de Mestrado (Juliana Horta de Assis Pinto, Mestranda em Ciência da Informação, UFMG).
Título: Usuário antropofágico e produsage: novas lógicas de relação com o jornalismo.
Ano: 2011.
Tipo: Capítulo de livro (Jornalismo_contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas).
Título: Jornalismo de portal e tradução intersemiótica: apontamentos para o debate da prática jornalística na Internet.
Ano: 2011.
Tipo: Capítulo de livro (Olhares contemporâneos: comunicação, moda e cinema).
Título: Social networks, semiosis, and production: authoring aspects of sharing content online.
Ano: 2011.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (McLuhan Galaxy Conference).
Título: Por amor ou por dinheiro: elementos envolvidos na publicação regular em blogs e canais do YouTube.
Ano: 2011.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana).
Título: #comofaz: Multiplicidade, Antropofagia e Convergência em Blogs Brasileiros.
Ano: 2011.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicaçã).
Título: Qualidade da informação e produsage: semiótica, informação e o usuário antropofágico.
Ano: 2011.
Tipo: Tese (Doutorado em Ciência da Informação – UFMG).
Título: Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais.
Ano: 2010.
Tipo: Artigo de periódico (Liinc em revista).
Título: Information Quality in Brazilian News Portals: a Semiotic Approac.
Ano: 2009.
Tipo: Trabalho publicado em anais de evento (H2PTM, Paris).
Título: Qualidade de informação em webjornais: a demanda e a tradução intersemiótica.
Ano: 2005.
Tipo: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – UFMG)